5 sintomas de câncer de garganta que você não pode ignorar


Alterações na voz, caroço no pescoço e dificuldade para engolir pode ser um dos sintomas de câncer de garganta

O câncer de garganta atinge mais de 11 mil brasileiros, entre homens e mulheres, todos os anos. E embora seja um dado assustador, a doença possui grande chances de cura, especialmente se a doença for identificada em seus estágios iniciais. Contudo, saber identificar os sintomas do câncer de garganta e também outros tipos de câncer, como o câncer de mama é essencial para o êxito do tratamento.

Embora o Ministério Público e outras entidades estarem trabalhando cada vez mais em difundir informações preventivas para evitar a doença, muitos brasileiros ainda possuem hábitos nocivos que contribuem bastante para o surgimento da doença, como fumar e ingerir bebidas alcoólicas.

Seja como for, é importante se manter informado e no surgimento de qualquer sintoma estranho, procurar logo um médico para realizar os exames necessários. Confira a seguir os 5 sintomas do câncer de garganta que você não pode ignorar:

cancer de garganta, sintomas

Feridas na boca que nunca saram

Um dos sinais de alerta que não deve ser ignorando são feridas que não curam, mesmo após tomar medicamentos. Essas feridas podem aparecer na língua, gengiva ou na cavidade oral e o alerta é emitido quando não há nenhuma melhora significativa mesmo após tomar anti-inflamatórios e remédios do gênero.

Dificuldade/dor para engolir

Outro sinal de alerta é a dificuldade em engolir. Muitas vezes a pessoa não percebe que está com dificuldades para engolir, e utiliza a água, por exemplo, para ajudar na hora das refeições. No entanto, se a comida estiver descendo com dificuldade, então é preciso visitar um médico para descobrir do porque disso está acontecendo.

Caroços no pescoço

Caroços que não doem no pescoço podem ser um aviso do seu corpo que algo de ruim está acontecendo. Se você estiver sentindo caroços duros e imóveis nessa região, então pode ser o seu sistema linfático trabalhando contra alguma doença. Nessas situações, o médico fará uma avaliação física e, dessa forma, pedirá alguns exames para constatar a origem desses caroços.

Alterações na voz

Com o surgimento de alguma anomalia na garganta ou nas cordas vocais, a voz começa a ser alterada, mesmo que sutilmente. Algumas pessoas podem apresentar a dificuldade de pronunciar algumas palavras, enquanto outras apresentarão alterações na voz dependendo da localização do tumor na região.

Qualquer alteração em sua voz deverá ser vista com preocupação. Além disso, se você for fumante ou consumidor de bebidas alcoólicas, pode ser um sinal de, pelo menos, moderar nesses hábitos.

Perda de peso inexplicável

EM casos avançados de câncer de garganta, as pessoas apresentam uma perda de peso inexplicável, mesmo possuindo uma alimentação adequada e frequente. Isso acontece porque as células do câncer vão substituindo as células saudáveis e isso vai deixando o corpo cada vez mais doente. Dessa forma, o organismo passa a ficar fraco e a pessoa passa a apresentar perda de massa corporal e gordura.

Caso estiver apresentando perda de peso consistente, procure um médico o mais rápido possível para ver o que está acontecendo.

Conhecer esses sintomas de câncer da garganta é essencial para ficar alerta em relação aos primeiros sinais da doença. Além disso, é muito importante manter hábitos saudáveis e uma alimentação balanceada

Deixe seu comentário

comentários