5 Sintomas de Mal de Parkinson


Mal de Parkinson : você conhece os sintomas da doença?

O mal de Parkinson é uma doença neurodegenerativa que ataca o sistema nervoso central, diminuindo produção de dopamina, neurotransmissor que, além de outras funções, é responsável por auxiliar no movimento voluntário dos membros. Por conta da dopamina, não precisamos pensar em quais movimentos pensar, que nosso cérebro se encarrega dessa tarefa. Com a diminuição drástica do neurotransmissor, o controle motor vai sendo perdido gradativamente.

O Parkinson é uma doença crônica e progressiva. Ainda não possui cura, porém, identificar os sintomas da doença e realizar um diagnostico precoce são essenciais para garantir uma qualidade de vida melhor para o paciente.

Então, se você está incluso no grupo de risco de desenvolver a doença, ou então convive com alguém que talvez esteja apresentando sinais da doença, confira a seguir quais são os principais sintomas do Mal de Parkinson.

Tremores

Um dos sintomas mais característicos da doença, os tremores afetam principalmente os dedos e as mãos, porém podem aparecer em qualquer parte do corpo. Os tremores podem aparecer em ambos os lados, e sua intensidade pode variar bastante. Eles começam quando a pessoa está em repouso e pioram quando a pessoa está com fadiga ou com ansiedade.

Problemas ao se movimentar

A medida que a doença vai progredindo, pessoas com o mal de Alzheimer passam a apresentar problemas ao caminhar. Além disso, as pessoas vão apresentando pequenas dificuldades em realizar pequenas tarefas diárias, como tomar banho, escovar os dentes, se vestir, cozinhar, arrumar a casa etc.

Se você notou algum desses problemas, é preciso informar seu médico e passar a acompanhar para ver se há progressão nesses sintomas.

Rigidez muscular

É um sintoma comum e pode acontecer em qualquer parte do corpo, comprometendo a realização dos movimentos. Além disso, proporciona muita dor e prejudica o equilíbrio da pessoa. Com a progressão da doença, as pessoas tendem a andar mais curvadas e com os braços dobrados. Há uma dificuldade muito grande em caminhar.

Perda dos movimentos automáticos

Em um estágio mais avançado da doença, a pessoa vai perdendo a capacidade de realizar movimentos involuntários, tais como piscar os olhos, expressões faciais, perda de reflexo. Os movimentos dos braços diminuem ao caminhar, tendendo a ficar grudados no corpo. Se você notar que alguém parente/amigo idoso está andando assim, então é necessário alertá-lo a procurar a opinião de uma especialista.

Alteração na fala

Outra característica do Parkinson é o comprometimento da fala a medida que a doença vai progredindo. As alterações podem ser diminuição no ritmo da fala, onde as pessoas passam a falar com menos velocidade. E, antes de falar qualquer coisa, as pessoas hesitam mais para se pronunciar. Se essas características forem seguidas por um tom de voz que, aparentemente, ficou monótomo, então é necessário prestar atenção.

Esses são cinco dos vários sintomas do Mal de Parkinson. Contudo, muita gente possui a doença e acabam ignorando os sinais que, muitas vezes, acabam passando despercebidos. Por isso é importante sempre prestar atenção e frequentar assiduamente seu médico, realizando todos os exames e as indicações necessárias.

Deixe seu comentário

comentários