7 sintomas de alerta sobre o câncer de mama


Cansaço inexplicável, nódulo endurecido no seio e dores na mama e no mamilo podem ser sintomas de câncer de mama!

cancer de mama sintomasO câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e, por conta disso, e a principal causa de morta das mulheres brasileiras. A doença não tem uma causa específica, e embora aja um grande esforço para as mulheres fazem os exames períodos e a auto-avaliação, mais de 50 mil casos são diagnosticados a cada ano.

Detectar o câncer de mama ou outro tipo de câncer, como o câncer de garganta precocemente ajuda e muito no tratamento e na cura da doença. Para isso, além do auto-exame e nas idas periódicas ao seu médico de confiança, é preciso conhecer alguns sintomas e alterações que a doença causa para prestar atenção. Através do auto-exame, por exemplo, é possível sentir se há nódulos nos seios, já identificando alguma coisa que pode ser, ou não, uma doença maligna.

Sinais e sintomas do câncer de mama para não serem ignorados

Algumas mulheres não apresentam sinais e nem sintomas, descobrindo a doença, infelizmente, quando ela está avançada demais. Porém, a partir de alguns sinais, é possível saber se tem algo de errado acontecendo.

1. Nódulo endurecido no seio

Se você encontrar um nódulo duro e imóvel no seio, pode ser um sinal de câncer de mama. Para descobrir, será preciso realizar o auto exame e procurar por caroços nessa região.

2. Dores na mama e no mamilo

As alterações na mama e no mamilo podem não acontecer, mas em grande parte dos casos algumas mulheres apresentam dores nessas regiões quando estão com a doença. Então, se você estiver apresentando esses sinais há um bom tempo, corra já para o médico.

3. Inversão do mamilo

O mamilo volta para dentro da mama, causando desconforto e dor na maioria dos casos.

4. Inchaço na mama

É possível aparecer um inchaço (edema) em uma das mamas, acompanhado de vermelhidão na pele e muita dor. Se o inchaço não sumir após o uso de medicamentos, então é preciso conversar com o seu médico a respeito desse sinal.

5. Descamação do mamilo e da pele da mama

Algumas mulheres podem apresentar descamação do mamilo ou da pele dos seios, acompanhado ou não de vermelhidão.

6. Secreção no mamilo

Se o seu mamilo começar a apresentar uma secreção, seja ela com sangue ou não, então você deverá procurar o médico enquanto antes. Esse sinal pode estar dizendo que a doença está indo para uma fase avançada e, por isso, a pessoa deverá receber o tratamento o quanto antes.

7. Cansaço inexplicável
A apresentação de fadiga e um cansaço fora do normal podem ser indicativos da doença. Se você estiver apresentando esse sintoma há algum tempo, então é necessário verificar a causa dessa fadiga. É importante notar se você, nesses últimos meses, tem apresentando uma perda de peso aparentemente inexplicável.

Ao notar qualquer um desses 7 sinais e sintomas de alerta sobre o câncer de mama, marque logo uma consulta com o seu médico e tire todas as suas dúvidas em relação a doença. Lembre-se que com o diagnóstico precoce, as chances de cura chegam a 95%. Por isso é importante praticar o auto exame e

Deixe seu comentário

comentários