7 sintomas de diabetes para ficar de olho!


 Cansaço constante, Ir no banheiro muitas vezes e fome constante podem ser sintomas de diabetes, fique atento!

De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 11 milhões de brasileiros sofrem com algum tipo de diabetes. Sendo, que dessa parte, 3,5 milhões ainda nem sabem que estão com a doença. Considerada uma epidemia global, atualmente o diabetes afetam mais de 400 milhões de pessoas em todo mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde.

Embora seja uma doença que se instale sem apresentar sintomas, há alguns sinais que podem indicar que alguma coisa de errado está acontecendo com a gente. Hábitos alimentares ruins, obesidade, envelhecimento e o sedentarismo são fatores que contribuem com o aparecimento da doença.

Então, se você está de olho no assunto e quer se certificar que está tudo bem (ou não), confira a seguir os sete sintomas de diabetes que você precisa ficar atento!

1 – Ir no banheiro muitas vezes

A poliúria, que é o excesso de urina, é um dos sintomas do diabetes. Com a elevação do nível de glicose no sangue, o corpo procura formas de eliminar o excesso. Dessa maneira, quanto maior for o nível de glicose no sangue, mais vezes uma pessoa irá ao banheiro.

2– Sede excessiva

Quanto mais desidratado uma pessoa estiver, mais sede ela sentirá. Por urinar muitas vezes, o corpo vai sentir necessidade de se hidratar, fazendo com que a pessoa passe a beber mais água durante o dia. Isso, certamente, influenciará na urina excessiva. E isso ciclo é um sinal de alerta do diabetes.

3 – Apetite insaciável

Pelo fato das células não conseguirem absorver a glicose para tirar a energia, o corpo entende que precisa de mais energia para se manter. Esse sintoma é comumente observado em casos de diabetes 1.

4 – Cansaço constante

O cansado do diabetes é ocasionado por dois grandes fatores, que são eles: pela desidratação causada pela urina excessiva; pela incapacidade das células de receber a glicose, fazendo com que o corpo fique sem energia para se manter. Isso acaba fazendo com o próprio corpo produza e receba menos energia, causando fadiga mental e física.

5 – Visão embaçada

A visão turva é um dos sintomas característicos do diabetes. Essa alteração na visão se deve ao aumento de glicose no sangue, e quanto maior o nível, mais prejudicada estará a visão da pessoa. Entre as alterações, a pessoa pode perder a capacidade de focalizar objetos, também como reconhecer algumas formas e rostos.

6 – Má cicatrização de feridas

O alto índice de glicose no sangue acaba contribuindo para a má cicatrização de feridas e machucados. Isso acontece porque as células responsáveis pela reparação dos tecidos, estão comprometidas.

7 – Infecções recorrentes

Por conta disso, o sistema imunológico de uma pessoa com diabetes fica suprimido, se tornando um ambiente propício para infecções e doenças oportunistas. Doenças como pneumonia, candidíase, infecções de pele e urinária são recorrentes.

Se você identificou um ou mais sintomas de diabetes, seja em você ou em alguém próximo, a sugestão é procurar um médico e informar todo o seu histórico para ele. Para assim, realizar os exames e ver se você realmente está sofrendo com a doença. Diabetes, apesar de não ter cura, pode ser controlada. E o

Deixe seu comentário

comentários