8 sinais de que você pode estar com depressão


Indisposição para tudo, vontade de ficar sozinho e muito sono podem ser sintomas de depressão, fique alerta!

A depressão é um distúrbio psiquiátrico que pode ser causado por inúmeros fatores. Seja por causas psicológicas ou por enfermidades, a depressão é caracterizada por suprimir os neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer, alegria e bem-estar. E quando uma pessoa está com esses níveis abaixo do normal, alguns sintomas – psicológicos e físicos –, passam a se manifestar.

Muita gente sofre de depressão e não sabe. E, para quem já suspeita, procurar ajuda pode se tornar uma tarefa complexa, pois muitas pessoas ainda acreditam que a doença é “bobagem” ou “frescura” de quem está sentindo. Em casos avançados, muitas pessoas acabam se suicidando pois não aguentavam mais conviver com suas dores e angústias.

Por isso é importante conhecer e saber identificar os sintomas a seguir, listamos oito sinais que indicam que você (ou alguém próximo) pode estar sofrendo de depressão. Confira só:

1. Baixo astral geral

Se você estiver apresentando uma visão muito pessimista das coisas e, principalmente, está se sentindo desmotivado para realizar as tarefas diárias, pode ser um sinal de depressão. Se essa situação permanecer por mais de uma semana, então é necessário procurar por ajuda.

2. Sentindo de incapacidade e angústia persistentes

Nada é pior do que se sentir incapaz, inútil e desvalorizado. Isso acaba criando uma angústia que, muitas vezes, é até difícil de explicar.

3. Indisposição para tudo

Estar sempre cansado e sem vontade de fazer absolutamente nada pode ser um sinal de depressão. Note se você anda muito cansado ultimamente, mesmo não tendo realizado grandes esforços para se sentir assim.

4. Vontade de ficar isolado

Um dos sintomas da depressão, é a necessidade que a pessoa desenvolve em se afastar de amigos e familiares, para ficar sozinho. Contudo, a solidão só piora a situação, pois a pessoa pode sentir abandona e com isso, pior o quadro de sua situação.

5. Perda de interesse sexual

A perda da libido pode estar relacionado aos baixos níveis de serotonina e dopamina em seu organismo. O resultado é, entre outras coisas, a falta do interesse sexual. Em alguns casos, isso acaba gerando problemas em relacionamentos, onde o parceiro(a) acaba identificando essa falta de interesse e acaba atribuindo o problema ao relacionamento em si, e não sendo oriundo de uma doença.

6. Dormir demais ou apresentar dificuldade para pegar no sono

Com a alteração dos neurotransmissores, dormir pode se tornar um problema na vida de quem sofre com depressão. Algumas pessoas costumam apresentar um sono acima do normal, enquanto outras não conseguem pegar no sono. Em ambos os casos, é necessário notar se essa dificuldade está relacionada a algum outro sintoma que pode ser associado a depressão.

7. Distúrbios alimentares

Seja comendo demais ou deixando de comer, pessoas que sofrem com depressão geralmente apresentam algum distúrbio alimentar.

8. Pensamentos suicidas

Um dos sintomas mais perigosos da depressão, o pensamento suicida é recorrente em pessoas que sofrem dessa condição. Caso você ou alguém próximo esteja passando por isso, é necessário procurar ajuda de um especialista o quanto antes.

Muita gente ainda acha que a depressão é uma bobeira, mas muita gente morre pro conta da doença ao redor do mundo. Então, se você identificou esses sinais em você, procure um médico e busca um

Deixe seu comentário

comentários