Conheça os principais sintomas do Zika Virus

Coceira pelo corpo, Febre baixa e dores musculares podem ser sintomas de Zika Virus!

O Zika Vírus foi um dos assuntos mais comentados no país nos últimos meses, e vimos diversas polêmicas envolvendo a doença e suas complicações. Embora o número de casos tenha diminuído por conta do inverno, o Governo já começou as campanhas de prevenção para continuar combatendo a proliferação no mosquito no Verão.

A doença é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, então as medidas preventivas devem ser as mesmas: evitar água parada, acumulada em pneus, vasos, garrafas e em qualquer recipiente/objeto que possa servir de criadouro. Além disso, é necessário verificar se seus vizinhos também estão cuidando de seus quintais, pois de nada adianta você cuidar de sua casa se, do lado, há vários mosquitos se proliferando.

 

Além da prevenção, é preciso conhecer os sintomas do Zika Virus para saber se você, ou alguém de sua família, foi contaminado pelo mosquito. Confira a seguir quais são os principais sintomas:

Manchas vermelhas na pele

O surgimento de pequenas, e muitas, manchas vermelhas na pele é um dos primeiros sintomas do Zika Virus. Elas geralmente começam no rosto e se espalham por todo corpo, se parecendo muito com sarampo em algumas situações. Diferente da dengue, o zika virus não pode causar hemorragias.

Coceira pelo corpo

As coceiras por todo o corpo são outro sinal de que a pessoa pode estar com a doença. A sensação de coceira pode passar em até 5 dicas, principalmente se o paciente for medicado por algum médico.

Febre baixa

A presença de febre baixa pode ter várias razões, mas se for persistente e vier acompanhar de outros sintomas, então as chances são grandes para Zika Virus. A febre é um sinal do corpo avisando que tem algo acontecendo. Se os sintomas persistirem, então a dica é procurar um posto de saúde para receber o devido tratamento.

Dores nos músculos e articulações

Outros sintomas característicos da doença são as dores que as pessoas sentem, especialmente nos músculos e articulações. Mãos, pés e joelhos são as áreas que geralmente doem mais, principalmente quando a pessoa tenta se movimentar. A dor do zika virus costuma ser mais intensa nos períodos da noite.

Fadiga física e mental

Estar com um cansaço inexplicável pode ser um sintoma da doença. Isso acontece porque o sistema imunológico está sobrecarregado por combater a doença, e isso acaba gerando um estresse físico e mental na pessoa. Uma pessoa infectada costuma ficar com menos disposição para fazer as coisas e sentir um cansaço abissal com o menor dos esforços.

Dor de cabeça

A dor de cabeça não costuma ser muito forte, mas sua principal característica é que ela aparenta ser atrás dos olhos. Então, se você estiver sentindo uma dor de cabeça dessa forma, é necessário checar se há a presença de um ou mais sintomas do zika virus. Caso sim, procure um posto médico para receber as orientações necessárias.

O Zika Virus é uma doença séria e, com o tempo quente, a tendência é que o número de casos aumente

Deixe seu comentário

comentários