Principais sintomas de derrame e saiba como evitar

O derrame cerebral, popularmente conhecido como Acidente Vascular Cerebral (AVC), é quando o cérebro sofre um infarto, geralmente causado por uma falha na circulação do sangue na região. As sequelas do derrame depende de qual região do cérebro se deu o infarte, e é só por meio de fisioterapia e muito exercícios é que é capaz de recuperar alguns movimentos e funções comprometidas com o acidente.

derrame sintomas

Apesar de ser uma fatalidade, há algumas formas de prevenir o derrame, como manter hábitos saudáveis, principalmente deixando de fumar e comer alimentos muito gordurosos. Pessoas que estão acima do peso e idosos estão no grupo de risco, por isso é muito importante conhecer os principais sintomas do derrame para, caso esteja passando por isso, saber como se comportar durante a situação.

Como evitar o derrame

Alguns fatores de riscos, como idade, genética e o gênero não podem ser modificados. Entretanto, é possível influenciar outros fatores e diminuir, dessa forma, as chances de sofrer um AVC. Pessoas que são diagnosticadas com diabetes mellitus, pressão alta e problemas cardíacos devem levar seus tratamentos a risca para reduzir as chances de sofrer com o problema.

Hábitos como fumar e ingerir bebidas alcoólicas também influenciam no AVC. Então, se você faz parte do grupo de risco, é muito importante evitar esses tipos hábitos para diminuir as chances e aumentar, de quebra, a sua qualidade de vida. Para quem é obeso, é extremamente aconselhável praticar exercícios físicos e procurar realizar uma dieta supervisionada por uma nutricionista.

5 sintomas do derrame que você não pode ignorar

1. Perda de força em um lado do corpo

Apresentar perda de faço em um braço, perna, só de um lado do corpo é característico em quem está sofrendo um AVC. Para quem está apresentando uma fraqueza motora em apenas um lado do corpo, é necessário procurar um médico urgentemente.

2. Assimetria facial

Caso a pessoa não esteja conseguindo sorrir, e apresentar assimetria em suas feições, então é bem provável que esteja sofrendo um derrame. Os olhos e sobrancelhas mantêm os movimentos, mas a pessoa fica impedida de sorrir ou, até mesmo, falar adequadamente.

3. Problemas de fala

Outra grande característica do Acidente Vascular Cerebral é a dificuldade em falar e pronunciar as palavras. Para se certificar, tente (ou peça para a pessoa) cantar uma música. Se apresentar qualquer tipo de problemas, então corra para o médico rapidamente.

4. Alterações no modo de andar

Quem está sofrendo de AVC apresenta dificuldades para andar. Então, se você estiver apresentando algum problema na marcha, então talvez seja um aviso de que algo de muito ruim está acontecendo. Não exite em pedir ajuda e ligar para a SAMU.

5. Confusão mental

Algumas pessoas apresentam confusão mental, perdem a noção do tempo e espaço, e passam a falar coisas desconexas. Esses sinais são comuns especialmente em idosos. É preciso prestar atenção a esses sinais, pois a pessoa pode estar sofrendo um AVC e nem estar ciente disso.

Conhecer os principais sintomas do derrame é essencial para reconhecer o problema e buscar por ajuda o mais rápido possível. Caso você ou alguém próximo esteja passando por isso, ligue para o SAMU através do telefone 192.

Vídeo: 10 – Primeiros Socorros 10 Derrame Cerebral AVC

Deixe seu comentário

comentários