Sintomas de Depressão clínica – Saiba como identifica-los

Diferente do que muitos pensam, a depressão clínica é uma doença séria e que, algumas vezes, pode ser fatal. Muito diferente de uma tristeza passageira, a depressão profunda pode ser ocasionada por inúmeros fatores, desde traumas, doenças, problemas psicológicos etc. No entanto, mesmo que uma pessoa esteja apresentando sintomas de depressão, não quer dizer, necessariamente, que ela esteja sofrendo da doença.

Para buscar o diagnóstico da depressão clínica, a pessoa deverá passar, primeiramente, em um clínico geral. A partir de exames e uma análise minuciosa, o médico poderá determinar se o problema que está passando é de origem física ou psiquiátrica.

Principais sintomas de Depressão clínica

Para determinar se uma pessoa está passando por um quadro de depressão clínica, alguns especialistas sugerem prestar atenção em sintomas que, geralmente, prejudicam e afetam negativamente a vida dessas pessoas.

Confira a seguir quais são os sinais da depressão clínica que você precisa ficar de olho:

Um vazio sem fim

Se você está com uma sensação de vazio, por mais de um mês, e esse sentimento está influenciando na forma como você vê as pessoas e a vida de uma forma geral, então você pode estar sofrendo de depressão clínica. O cérebro de uma pessoa com depressão recebe menos quantidade de serotonina e dopamina, e por causa disso, as pessoas tendem a sentir uma angústia e um vazio que parece que nunca vai sumir.

Falta de cuidado com a aparência

Principalmente em pessoas anteriormente vaidosas, a depressão pode fazer com que as pessoas percam o interesse em cuidar de si mesmo. E isso reflete desde a aparência física, como cortar/cuidar do cabelo, fazer a barba, se vestir adequadamente, como cuidados com a higiene pessoal. Se você estiver sem interesse em tomar banho, escovar os dentes e cuidar de sua aparência, possa ser que esteja enfrentando um quadro de depressão clínica.

Só come e dorme

Se uma pessoa só está interessada em comer e dormir, então pode ser um sinal de alerta para a doença. A depressão clínica promove alterações profundas nos hábitos alimentares e no sono, e geralmente as pessoas ficam com uma sensação de permanecer dormindo “pra sempre”. Esse é um sinal de alerta e tem que ser visto como um pedido de socorro, de que aquela precisa está precisando de ajuda urgentemente.

Ideias e pensamentos suicidas

Um dos sinais de alerta mais importantes da depressão clínica, são os pensamentos e ideias suicidas que surgem na cabeça de quem sofre com a doença. Algumas, a tristeza e a angústia são tão grandes que as pessoas acabam procurando por soluções “fatais” para acabarem com a dor. Por isso, é extremamente importante ficar atento a esse comportamento, principalmente se você notar que a pessoa está muito quieta e abatida ultimamente.

A dica é tentar uma aproximação e ter uma conversa franca, mas sendo compreensível e sensível 100% do tempo. A ajuda de um profissional é muito importante para o tratamento do paciente.
A depressão clínica é uma doença muito séria e que afeta milhões de brasileiros todos os dias. Se você está apresentando alguns desses sintomas, ou conhece alguém que esteja passando por isso, se aproxime e oferece ajuda. É preciso procurar uma ajuda médica, pois depressão tem cura. É preciso

Deixe seu comentário

comentários